O B🎯A mais uma vez surpreende, e cumprindo com o nosso papel de produzir conteúdo regular e exclusivo, é que iniciamos um novo modelo de postagens, trazemos para o nosso fiel leitor um podcast histórico para os amantes das histórias da política comunitária dos bairros da nossa cidade.
E na semana em que o Conselho Comunitário de um dos bairros mais tradicionais da cidade, completa 28 anos, resgatamos memórias que serão Eternizadas do Movimento Comunitário do Bairro das Quintas, NA VOZ DO BOÊMIO QUINTENSE GUTEMBERG LAURENTINO.
🎯 Uma história que teve seu início no ano de 1964, precisamente na (antiga) Escola Estadual Rotary, com o Conselho de Comunidades Quintas-Dix Sept Rosado.
🎯 Fato esse que teve a presença do então/saudoso governador Aluízio Alves, que em suas palavras reafirmou o compromisso de contribuir com o desenvolvimento das comunidades em questão.
🎯Já na gestão do Prefeito Djalma Maranhão, tivemos vários avanços na comunidade, justamente pela sua humana e desenvolvimentista de atuar.
🎯Deu-se início a uma grande revolução por meio da educação, com o "palhoção", através do projeto de Pé no Chão Também se Aprende a Ler, além da construção do Mercado Público e Implantação da Feiras Livres;
🎯Outra página importante na história político/comunitária das Quintas, foi a eleição do seu primeiro agente público, o Vereador Sebastião Malaquias, que lutou pela iluminação das ruas do bairro;
🎯Além de ter iniciado o processo para implantação de tubulação, para distribuição de água potável na ruas da comunidade;
🎯O bairro das Quintas elegeu também o vereador Gilberto Rodrigues, conhecido como "fazedor de mala", ele confeccionava malas de viagem.
Após um extenso recesso . . .
🎯O bairro também teve eleições comunitária extra-oficiais, teve presidentes eleitos de fato, mas não de direito, entre eles: Nironaldo Câmara; Xixico; Edivan Martins; Dioginaldo Dantas (Lobão) e o Prof. Geraldo Cunha.
🎯Anos depois, após o desmembramento do Conselho Quintas-Dix Sept Rosado, isso em 1993, foi criado uma comissão provisória, que após mais de 10 anos, realizou a primeira eleição oficial direta e democrática das Quintas, sendo eleito presidente respectivamente: Chiquinho Enfermeiro; Veridiano Leocádio; Márcia Salustino;
Carlos Wagner (Fio) e Klebiana Gomes.
Confira nossas próximas edições: