domingo, 27 de junho de 2021

INFORMATIVO DO CONSELHO COMUNITÁRIO DO BAIRRO DAS QUINTAS


27 DE JUNHO, DIA DE NSA. SRA. DO PERPÉTUO SOCORRO, PADROEIRA DO BAIRRO DAS QUINTAS






REDAÇÃO CENTRAL, 27 jun. 19 / 05:00 am (ACI).- Neste dia 27 de junho é celebrada a Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira dos Padres Redentoristas e cujo ícone original está no altar principal da Igreja de Santo Afonso, em Roma.

Esta imagem recorda o cuidado da Virgem por Jesus, desde a concepção até a morte, e que hoje continua a proteger os seus filhos que recorrem a Ela.

Diz-se que no século XV, um comerciante rico do Mar Mediterrâneo tinha a pintura do Perpétuo Socorro, embora se desconheça como chegou a suas mãos. Para proteger o quadro de ser destruído, decidiu levá-lo para a Itália e na travessia aconteceu uma terrível tempestade.

O comerciante pegou o quadro, pediu socorro e o mar se acalmou. Estando já em Roma, ele tinha um amigo, a quem mostrou o quadro e lhe disse que um dia todo o mundo renderia homenagem a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Depois de um tempo, o comerciante ficou doente e, antes de morrer, fez seu amigo prometer que colocaria a pintura em uma igreja ilustre. No entanto, a esposa do amigo se encantou com a imagem e ele não concretizou a promessa.

Nossa Senhora apareceu ao homem em várias ocasiões pedindo-lhe que cumprisse a promessa, mas por não querer desagradar sua esposa, ficou doente e morreu. Mais tarde, a Virgem falou com a filha de seis anos e lhe deu a mesma mensagem de que desejava que o quadro fosse colocado em uma igreja. A pequena foi e contou à sua mãe.

A mãe se assustou e a uma vizinha que zombou do ocorrido surgiram dores tão fortes que só aliviaram quando invocou arrependida a ajuda da Virgem e tocou o quadro.

Nossa Senhora apareceu novamente para a menina e lhe disse que a pintura devia ser colocada na igreja de São Mateus, que estava entre as basílicas de Santa Maria Maior e São João de Latrão. Finalmente, assim foi feito e se realizaram grandes milagres.

Séculos depois, Napoleão destruiu muitas igrejas, incluindo a de São Mateus, mas um padre agostiniano conseguiu secretamente tirar o quadro e, mais tarde, a pintura foi colocada em uma capela agostiniana em Posterula.

Os Redentoristas construíram a Igreja de Santo Afonso sobre as ruínas da Igreja de São Mateus e, em suas investigações, descobriram que antes havia ali o milagroso quadro do Perpétuo Socorro e que estava com os Agostinianos, graças a um sacerdote jesuíta que conhecia o desejo da Virgem de ser honrada nesse lugar.

Assim, o superior dos Redentoristas solicitou ao Beato Pio IX, que ordenou que a pintura fosse devolvida à Igreja entre Santa Maria Maior e São João de Latrão. Do mesmo modo, encarregou os Redentoristas de fazer com que Nossa Senhora do Perpétuo Socorro fosse conhecida.

Os Agostinianos, uma vez que souberam da história e do desejo do Papa, de bom grado devolveram a imagem mariana para agradar a Virgem.

Hoje em dia, a devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro tem se expandido por vários lugares, construindo-se igrejas e santuários em sua honra. Seu retrato é conhecido e reverenciado em todo o mundo.

quinta-feira, 3 de junho de 2021

CONSELHO COMUNITÁRIO DAS QUINTAS COBRA FALTA DE MANUTENÇÃO NA INFRAESTRUTURA DO BAIRRO, POR PARTE DA SEMOV

O Conselho Comunitário das Quintas (CCBQuintas), cobra falta de manutenção por parte da SEMOV, em alguns pontos da infraestrutura do bairro.

A diretoria do CCBQuintas na pessoa do diretor de infraestrutura e trânsito, Rodrigo Gomes protocolou requerimentos na respectiva secretaria, e provocou vereadores a realizar solicitações a mesma secretaria, com a finalidade de dar celeridade.

Paralelepipedo que sofre degradação natural, sem ação reparadora por parte da SEMOV, na rua Rio Potengi, (Trecho entre a travessa Tomaz Xavier e a primeira travessa Mário Lira), no bairro das Quintas.
FOTO: 29/04/2021.

Paralelepipedo que sofre degradação natural, sem ação reparadora por parte da SEMOV, na rua Rio Potengi, (Trecho esquina da travessa Tomaz Xavier e a primeira travessa Mário Lira), no bairro das Quintas.
FOTO: 29/04/2021.

Paralelepipedo que sofre degradação natural, sem ação reparadora por parte da SEMOV, na rua Rio Potengi, (Trecho entre a rua Assis Brasil e a Rua Luiz Sampaio), no bairro das Quintas.
FOTO: 29/04/2021.

Paralelepipedo que sofre degradação natural, sem ação reparadora por parte da SEMOV, na rua Rio Potengi, (Trecho entre a rua Assis Brasil e a Rua Luiz Sampaio), no bairro das Quintas.
FOTO: 29/04/2021.

Paralelepipedo que sofre degradação natural, sem ação reparadora por parte da SEMOV, na rua Rio Potengi, (Trecho entre a rua Assis Brasil e a Rua Mons. Fco Coelho), no bairro das Quintas.
FOTO: 29/04/2021.

Paralelepipedo que sofre degradação natural, sem ação reparadora por parte da SEMOV, na Rua Monsenhor Francisco Coelho, no bairro das Quintas.
FOTO: 29/04/2021.

Paralelepipedo que sofre degradação natural, sem ação reparadora por parte da SEMOV, na rua Rio Potengi, esquina com a Rua Luiz Sampaio, no bairro das Quintas.
FOTO: 29/04/2021.

A cobertura desse bueiro é um luta da gestão do CCBQuintas, que trouxe o secretário da SEMOV, Carlson Gomes, para conhecer de perto esse problema.
23/10/2019.