segunda-feira, 30 de maio de 2022

PEDRO NOVOA MAIS QUE UM VISIONÁRIO, UM EXEMPLO PARA O POVO QUINTENSE

 


Festival de Quadrilhas Juninas realizado pelo Conselho Comunitário das Quintas.

O Senado da Câmara era quem concedia datas de terra com o objetivo de fazer crescer a cidade.

As concessões ocorriam dentro do círculo da légua do conselho, que começava na Praça André de Albuquerque até os Guarapes, limitando-se com Macaíba.

As Quintas era um terreno devoluto. Denominação característica de casas de campo, sítios com plantações. Em Portugal Quinta representava forma de pagamento a rendeiros que recebiam a quinta parte das colheitas ou o valor em dinheiro.

Provavelmente a denominação veio do casal Antônio da Gama Luna e Maria Borges, que receberam as terras por doação, no ano de 1717, passando a plantar fruteiras, mandioca, feijão, milho, jerimum e pescar no rio potengi.

A chegada do casal coincide com reivindicações dos vereadores da época, que levantaram a voz na defesa de interesses públicos. Chegaram a pedir ao Rei que fossem dados à casa os privilégios do Senado de Évora, Braga e Porto, tendo, um ano depois, a resposta negativa de Dom João V, o que gerou nova carga de gritos e solicitações aos pleitos requeridos.

As quintas se multiplicavam na área coberta de dunas, lagoas formadas pelas chuvas, camboins, massarandubas, baraúnas, melão de são caetano. Terras férteis, preferidas pelos índios, atraídos pelas águas cristalinas do rio Coemassu, que na língua tupi guarani, siginifica manhã alta.

O impulso do lugar teve início, em 1731, com a chegada do capitão Pedro Novoa, casado com Dona Angélica de Azevedo.

Homem servidor, querido pelos vizinhos. Foi um dos primeiros líderes a plantar as sementes de crescimento no arruado. Com ele a Quinta Velha foi ganhando novos sítios, atraindo novas famílias e, sem cercados, bodes, cabras, ovelhas, porcos e galinhas, enchiam os quintais.

A afeição do povo por Pedro Novoa era tanta que o riozinho coemassu, passou a ser chamado Rio Pedro Novoa. Hoje Rio das Quintas.

Em 1º de setembro de 1746 o alferes Manuel Rodrigues Pimentel, pediu uma data de terra nas proximidades do rio do defunto Pedro Novoa, o que foi dado um mês depois.

Pra continuar o trabalho do pai, a donzela Mônica Novoa, filha do Capitão Pedro Novoa, requereu a data da Quinta Velha, em 20 de março de 1784 para avançar na conservação e posse das Quintas.

Via Edivan Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário